Três cooperativas de energia da região Sul de Santa Catarina – Coorsel, Coopermila e Cergal foram destaques em premiação divulgada nesta quarta-feira (23) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em Brasília. A cerimônia da premiação do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC 2016), contou com a presença, dos presidentes das cooperativas, do ministro interino de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, do diretor-geral da ANEEL, Romeu Rufino, e demais diretores, além de representantes das distribuidoras e de outras instituições do setor elétrico nacional.
O diretor-geral Romeu Rufino falou sobre a importância do Prêmio IASC que, segundo ele, já é uma tradição e deve ser usado pelas distribuidoras como instrumento de gestão de seus processos, a fim de promover a melhoria da qualidade dos serviços.
A Coorsel, de Treze de Maio, presidida por Ivanir Vitorassi conquistou o 1º lugar entre as permissionárias com até 10 mil consumidores/associados, seguida do 2º lugar pela Coopermila de Lauro Müller, que foi representada por seu presidente Alcimar De Brida.
“É indiscutível a nossa satisfação em receber este prêmio, não só para a Coorsel, mas também em sabermos que estamos representando o nosso cooperativismo de Santa Catarina. É muito bom saber que o cooperativismo de energia do nosso estado continua apresentando resultados positivos”, disse Vitorassi. “Quero parabenizar também nossa “vizinha”, a Coopermila, ao seu presidente Alcimar De Brida e diretores, pelo segundo lugar, lembrando que em 2014 e 2015 eles conquistaram o primeiro lugar, e ainda permanecem entre os primeiros colocados no País”, completou.
Já a Cergal, de Tubarão, presidida por Gelson Bento, na premiação para “acima de 10 mil consumidores”, ficou com a primeira colocação entre as cooperativas de Santa Catarina e no segundo lugar entre as permissionárias de todo o País, atrás apenas da Cermissões, do Rio Grande do Sul. “Temos certeza de que nosso trabalho, realizado pela diretoria e atendimento pelos nossos funcionários aos associados está sendo bem feito e, ser a primeira do Estado, nos trás muita satisfação”, disse Gelson Bento.
O Prêmio IASC
Divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000, o IASC avalia o desempenho prestado por essas empresas em suas áreas de atuação com o objetivo de estimular a melhoria contínua nos serviços. Em 2002, a Agência instituiu o Prêmio IASC para destacar as distribuidoras mais eficientes na percepção do consumidor. As concessionárias e permissionárias recebem da ANEEL um certificado e um selo de qualidade, que podem ser utilizados no material de divulgação de cada empresa.
Na pesquisa, realizada no período de 4 de julho a 17 de setembro de 2016, foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais das 101 distribuidoras, concessionárias e permissionárias de energia elétrica.
Colaboração: Marcelo Valério