A COOPERMILA no ano de 2008, previamente autorizada pelos associados em assembleia geral assinou contrato de permissão para distribuição de energia elétrica com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Desde então passamos a ter tarifas de fornecimento homologadas anualmente pela agência reguladora as quais no primeiro ano apresentou redução a todos os associados consumidores e hoje mantemos os preços há 18 meses sem qualquer acréscimo.
A que se considerar que em função da grandeza geográfica do Brasil as tarifas praticadas pelas distribuidoras estão entre as mais elevadas do mundo.
O mercado de energia prepara surpresas aos diversos planejamentos notando-se que em determinados momentos demonstra uma tendência de aumento expressivo em tarifas e circunstancialmente apresenta redução nas revisões das distribuidoras motivada pelo ganho em escala que expressa o crescimento de seus mercados.
O governo federal avaliando as condições gerais de fornecimento e cumprindo políticas de incentivo a produção e ao consumo resolveu no ano de 2012 estabelecermos metas de redução nas tarifas de energia elétrica em até 20% dos preços ora aplicados a serem praticados no transcorrer de 2013.
Cumprindo a promessa inicial o governo estatizou um grande número de geradoras e aplicaram os descontos prometidos as concessionárias distribuidoras.
Esqueceu, porém em seu decreto a nobre presidente que existem mais de 60 permissionárias que são as cooperativas de eletrificação no contexto o qual estamos incluídos.
Claro que não ficamos inertes a esta situação e buscamos junto aos órgãos governamentais a reverter esta situação para que nossos consumidores sejam também beneficiados com esta redução.
A ANEEL para viabilizar esta inclusão das cooperativas neste beneficio a seus consumidores esta promovendo revisão tarifaria extraordinária para todas as cooperativas regulamentadas.
Nossa solicitação é que os benefícios ora pleiteados sejam contados a partir do final de janeiro de 2013, como foram concedidas as concessionárias.
As cooperativas com seus pequenos mercados necessitam de políticas governamentais para continuarem sua prestação de serviços com qualidade para satisfação dos usuários de nossas redes de energia.
Estamos convictos que a presidência da republica juntamente com o ministério das minas e energia viabilizará os descontos de forma a tratar todos os brasileiros com igualdade.
A COOPERMILA determina ações administrativas juntamente com os órgãos de representação para obtermos sucesso na meta de reduzir a conta de luz a todos que estão ligados em nosso sistema de distribuição.
Alcimar Damiani de Brida
Presidente