O presidente falou sobre as ações e conquistas da cooperativa e respondeu aos questionamentos dos vereadores.
O presidente da COOPERMILA, Alcimar De Brida, foi convidado para fazer uso da tribuna durante a sessão ordinária da Casa Legislativa de Lauro Müller, que esteve lotada com os membros da diretoria e a equipe de colaboradores, nesta segunda-feira, dia 11. Na ocasião, ele apresentou as principais ações e conquistas da cooperativa, respondeu aos questionamentos dos vereadores e agradeceu pela oportunidade, que contribui para realizar uma gestão ainda mais transparente.
Em seu pronunciamento, De Brida enalteceu as premiações em âmbito nacional, que confirmam a excelência dos serviços prestados. “A nossa cooperativa é respeitada em todo o Brasil. Nas últimas nove edições da Pesquisa de Satisfação Consumidor, realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, ficamos entre as três melhores cooperativas de energia elétrica do país, alcançando a primeira colocação em cinco oportunidades”.
Conforme o presidente, as ações sociais realizadas também são motivo de orgulho. “Além de distribuir energia, nós, enquanto cooperativa, temos o viés social. Implantamos, desde 2006, o atendimento médico, odontológico e exames laboratoriais, o que também contribui com o município de Lauro Müller, ao diminuir o fluxo de atendimentos nas Unidades de Saúde. Desde então, aproximadamente R$ 1 milhão foram investidos, viabilizando 8.526 atendimentos médicos, 6.899 atendimentos odontológicos e 27.246 exames laboratoriais até o exercício de 2022”, citou.
Neste mesmo sentido, o programa Mulheres Cooperativistas tem sido um sucesso. “Implantamos neste ano e está superando as expectativas. As 100 vagas foram preenchidas e muitas associadas já deixaram seus nomes na fila de espera. São mulheres de todos os cantos de Lauro Müller, que participam das palestras motivacionais e têm tardes de muita diversão e aprendizado. Está sendo uma alegria muito grande observar essa confraternização e transformação. Para nós, é muito gratificante”, afirmou, acrescentando que a COOPERMILA está tentando viabilizar a realização do programa Jovens Cooperativistas Catarinenses.
Agilidade e eficiência nos atendimentos
De Brida também aproveitou para explicar sobre o funcionamento do Centro de Operação da Distribuição (COD), implantado por meio de Convênio de Cooperação com a COOPERCOCAL, que contribui para melhorar ainda mais o nível de satisfação dos associados e oferecer melhores condições de trabalho à equipe.
“Ele diz respeito ao atendimento durante os plantões da cooperativa. Nós temos plantão 24 horas por dia. Antes desta parceria, os colaboradores ficavam de sobreaviso e levavam o celular para casa. Porém, devido à geografia de Lauro Müller, muitos pontos da cidade não possuem área de cobertura. Então, em parceria com a COOPERCOCAL, o presidente Altair Lorival de Mélo, o Belha, permitiu que os equipamentos do COD e os funcionários fossem cedidos”, informou.
Um grande diferencial desta conquista está na comunicação entre a equipe responsável pelo atendimento/monitoramento e a equipe técnica. “As ligações do plantão são direcionadas para a COOPERCOCAL e repassadas para a equipe de plantão da COOPERMILA, oferecendo um atendimento mais ágil e qualificado aos nossos associados. A intercooperação permitiu essa parceria sem custos para a nossa cooperativa e eu sou imensamente grato ao presidente Belha, que é meu amigo pessoal”, reconheceu.
Reajuste tarifário: entre os menores de SC
Anualmente, no mês de setembro, as cooperativas permissionárias de distribuição de energia elétrica, atendendo à legislação do setor elétrico, têm o reajuste tarifário ou a revisão tarifária homologados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Tendo isso em vista, o presidente aproveitou para transmitir uma boa notícia relacionada a este fato.
“Mais uma vez, a COOPERMILA vai estar entre as quatro cooperativas de Santa Catarina, e possivelmente do Brasil, com o preço mais baixo de energia. Com essa nova tarifa, que entrará em vigor em 1º de outubro, nós vamos estar 16% abaixo do preço da CELESC. Isso é fruto de muita economia por parte de toda a equipe e de uma administração enxuta. Afinal, a gente sabe que os nossos consumidores associados precisam e merecem a energia a um preço justo”, defendeu.
Por fim, De Brida aproveitou para agradecer a todos os que já fizeram e ainda fazem parte da história da COOPERMILA, tornando possíveis os resultados alcançados. “Quero agradecer à diretoria e à equipe, pois ninguém faz nada sozinho. Felizmente, temos excelentes colaboradores, todos camisa 10. E, graças à diretoria, temos melhorado as condições de trabalho e de remuneração para que os profissionais estejam motivados para prestar excelentes serviço e atendimento aos consumidores associados”, concluiu.